• Jessica Dourado

Como trabalhos voluntários podem ajudar na carreira (e na vida)

Trabalhos voluntários, projetos de extensão e toda atividade que você puder fazer na área (e que não necessariamente seja remunerado), faça!


O voluntariado sempre esteve presente na minha vida. Desde pequena eu ajudo meus pais nos eventos da comunidade relacionados à Pastoral da Criança (pesagem, festas, doação de brinquedos). Mas foi só na faculdade que comecei a fazer trabalhos voluntários na minha atual profissão.


Na faculdade mesmo me engajei em projetos de extensão (até os que não ofereciam bolsa) no intuito de aumentar meu portfólio e ganhar experiência. Mas foi em 2016, no meu terceiro ano da graduação que entrei no maior trabalho voluntário de jornalismo. Que, inclusive, estou até hoje.


Estou falando da Pastoral da Comunicação (PASCOM), da Paróquia Espírito Santo. Esse trabalho que realizo me agrega MUITO, e vou contar os motivos. Com isso, quero ressaltar também como o trabalho voluntário pode beneficiar sua carreira. Vem comigo!


Ganhar experiência!


Uma das coisas que não se pode negar quando você ingressa em qualquer projeto que seja, é o ganho de experiência. Seja ela boa ou ruim, você ganha experiência! Da mesma forma com trabalho voluntário. Além da vivência na profissão, você também adquire:


  • Experiência profissonal;

  • Situações que sua zona de conforto não proporciona;

  • Oportunidade de estar em contato com outras pessoas com jeitos diferentes, mas com propósito em comum;

  • Situações de conflito para serem resolvidas;

  • Conquistas profissionais e pessoais que muitas vezes um trabalho remunerado não vai oferecer


Quando você está em um projeto voluntário vale lembrar que a motivação das pessoas não a remuneração. Sendo assim, é difícil cobrar o mesmo empenho e comprometimento. Então é bem comum lidar com diferentes níveis de comprometimento. É um ótimo momento para aprender a lidar com pessoas.


Realizar atividades diversas


No trabalho voluntário na PASCOM tive (e ainda tenho) a oportunidade de excercer a prática do jornalismo em diversos meios:


  • Impresso;

  • Digital;

  • Audiovisual;

  • Radiofônico.


No mercado de trabalho você dificilmente vai encontrar um lugar no qual você tenha a chance de fazer tudo isso. E se encontrar, dificilmente vão te remunerar da forma correta para desempenhar tantas funções. Então é preciso aproveitar as oportunidades que trabalhos voluntários oferecem.


Fazer o famoso networking


Por mais que você trabalhe melhor sozinho, para conseguir experiência, vivência, clientes, dinheiro, sucesso, qualquer coisa, a gente precisa de pessoas! Acredito que uma das coisas que mais me agregam no trabalho voluntário são as pessoas.


Por meio do networking eu consegui aprender muito, consegui contatos para freelancers e, claro, fiz amizades para a vida!


É bastante comum a gente encontrar pessoas que não agregam tanto assim, que não temos simpatia. Mas no geral, até essas pessoas nos ensinam coisas, e podem ter o poder até mesmo de nos conectar com pessoas que farão a diferença na nossa vida.


Mesmo se você está de saco cheio das pessoas, não perca a chance de estar em contato com elas. Com o tempo a gente aprende a filtrar qual networking é bom e qual é prejudicial. No entanto, o mais importante é não limitar seu círculo profissional, quanto mais contatos melhor. Posteriormente a gente vai aprendendo a como administrá-los.


Ajudar em uma boa causa


Não podemos esquecer da principal motivação em fazer parte de projetos voluntários, que é ajudar em uma boa causa. Por isso, é bastante importante que você acredite no projeto que está participando e faça tudo de coração.


No mercado de trabalho a gente acaba esquecendo alguns dos nossos sonhos, das nossas motivações primárias para ingressar na profissão. No trabalho voluntário é possível resgatar o brilho nos olhos para desempenhar nossa profissão.


Mas atenção!


É preciso estar atento para distinguir o que é um projeto voluntário e um lugar que está só querendo se aproveitar do seu trabalho.


--


A seguir algumas fotinhas para ilustrar tudo que o trabalho na PASCOM me proporcionou profissionalmente.





14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo